Pesquisadores do NEXT participam como autores do Capítulo 12 abordando inovação aberta no setor público.

O papel protagonista do Estado no terreno da inovação é um dos aspectos em destaque no livro Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos no Brasil, que foi lançado no dia 17 de outubro de 2017, durante mesa-redonda na 3ª Semana de Inovação em Gestão Pública – Transformação Digital. O evento ocorre na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

A coletânea de artigos aponta caminhos para a construção da cultura inovadora na administração pública brasileira, um fenômeno complexo cada vez mais estratégico no setor público, em suas diferentes esferas. Os autores utilizam distintas metodologias, com abordagens comparativas e estudos de casos de inovação em políticas públicas no Brasil e no exterior.

A obra, organizada por Pedro Cavalcante, Marizaura Camões, Bruno Cunha e Willber Severo, é fruto de um esforço conjunto do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap.

Os pesquisadores do NEXT, Prof. Paulo Henrique Bermejo, Wagner Vilas Boas de Souza, Carolina Cristina Martins Cavalcante e Rebeca Nonato Domingos contribuíram com essa obra como autores do Capítulo 12 “Inovação aberta no setor público: como o Ministério da Educação utilizou o crowdstorming para impulsionar a prospecção de soluções inovadoras”.

Esse estudo desenvolvido pelos pesquisadores do NEXT apresenta a experiência de inovação aberta com os projetos Desafio da Sustentabilidade e Desafio da Educação Profissional e Tecnológica junto ao Ministério da Educação com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Clique aqui para ter acesso ao livro em formato digital.