O discente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do NExT/UnB, Rafael Antunes Fidelis, obteve na tarde desta segunda-feira, dia 17/10/2022, a aprovação da qualificação de sua dissertação de mestrado. A banca julgadora foi composta pelos Professores Josivania Silva Farias (PPGA/UnB), Geoge Leal Jamil (IETEC), e Paulo Henrique de Souza Bermejo (PPGA/UnB).

O estudo analisa a relação entre desafios empresariais e a capacidade dos colaboradores da organização na área digital, e objetiva através disso, obter orientações práticas que possam ajudar gestores e empreendedores de PMEs a melhorarem o desempenho de suas organizações através da transformação digital.

De acordo com orientador e coordenador do NExT/UnB, Professor Paulo Bermejo, PMEs geralmente são mais suscetíveis a dificuldades de gestão e operação, sobretudo em tempos de crise, e tecnologias digitais podem oferecer relevantes condições para elas se tornarem mais eficientes e competitivas.

No Brasil, as PMEs são responsáveis por cerca de 54% dos empregos formais, representando cerca de 30% do PIB do país. De acordo com estudo elaborado pela Sales Force[1], os principais desafios empresariais enfrentados por PMEs são: manter o crescimento de receita, atingir a expectativa do cliente/consumidor, contratar e reter colaboradores, estabelecer e manter processos, além de escalar tecnologia.

Com a aprovação da qualificação do mestrado, o mestrando Fidelis realizará a fase final da dissertação, onde serão estudados dados de PMEs brasileiras frente aos desafios identificados a partir da melhoria das capacidades digitais dessas organizações. Espera-se que os resultados contribuam para oferecer orientações práticas para melhoria de desempenho dessas organizações, bem como fundamentar o aprimoramento de políticas públicas sobre inovação e empreendedorismo no Brasil.

A cerimônia de defesa também contou com a participação do Professor Antonio Carlos dos Santos (CCA/FACE/UnB) e doutorando do PPGA/UnB.

Para saber mais sobre as pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília, acesse: http://www.ppga.unb.br

[1] Mais detalhes em: https://www.salesforce.com/content/dam/web/en_gb/www/pdf/smb/salesforce-research-smb-trends-report-3.pdf