MENU



 

 

O lançamento do ChatGPT em novembro de 2022 gerou um novo debate sobre o potencial da Inteligência Artificial (IA). O ChatGPT é um sistema de IA, desenvolvido pela empresa OpenAI, que faz parte da família de modelos GPT (Generative Pre-trained Transformer). Essa tecnologia foi treinada especificamente para gerar respostas em texto, aúdio e vídeo em formato de conversa, tornando-o adequado para tarefas de chatbot e diálogo natural. Vale ressaltar que há outras tecnologias semelhantes, como o Bard da Google.

 

Não demorou muito para profissionais de diversas áreas perceberem ganhos da aplicação de ferramentas de IA, especialmente o ChatGPT, em várias tarefas. No final de janeiro de 2023, 43% dos profissionais usavam o ChatGPT para fins profissionais, de acordo com uma pesquisa da Fishbowl[1]. Entre esses profissionais, 57% dizem que o ChatGPT aumenta a produtividade no trabalho, conforme relato da pesquisa de TalentLMS[2]. Além disso, a Goldman Sachs[3] prevê que a IA pode aumentar o crescimento da produtividade em 1,5 pontos percentuais num período de 10 anos.

 

Os benefícios do ChatGPT no mercado de trabalho já são reais e podem gerar ainda mais frutos. Entretanto, esse cenário é o mesmo para o setor público? De acordo com uma pesquisa da Universidade de Princeton[4], a IA tem potencial para melhorar a produtividade, inovação e criatividade dos funcionários públicos para execução de variadas tarefas. Pesquisadores do Conselho da União Europeia[5] relatam que os principais benefícios do ChatGPT no setor público são as formas de redução de custos, principalmente na automação de tarefas e na otimização de processos.

 

A seguir, são listadas algumas maneiras de redução de gastos no setor público por meio da aplicação do ChatGPT. É importante ressaltar que esses exemplos não são exaustivos e o número de casos e possibilidades tem acrescido à medida que o conceito se difunde e as tecnologias IA evoluem.

 

  1. Atendimento e suporte: o ChatGPT, combinado com um chatbot integrado em sites do governo, poderá responder a perguntas comuns dos cidadãos, reduzindo a carga de trabalho dos funcionários e economizando tempo e recursos.
  2. Processamento de documentos: o ChatGPT consegue gerar relatórios e outros documentos de maneira veloz e eficaz. Com essa tecnologia, seria possível automatizar a classificação e processamento de documentos, como formulários e solicitações, tornando os fluxos de trabalho mais eficientes e reduzindo a necessidade de pessoal para tarefas manuais.
  3. Análise de dados: o ChatGPT pode analisar grandes conjuntos de dados governamentais em busca de tendências, fraudes e ineficiências, ajudando na tomada de decisões sobre onde cortar gastos ou realocar recursos.
  4. Respostas automáticas a e-mails: o ChatGPT pode facilmente automatizar mensagens, otimizando o gerenciamento do fluxo de e-mails do governo, respondendo automaticamente a perguntas comuns ou encaminhando e-mails para os departamentos apropriados.
  5. Educação on-line: soluções baseadas em IA, como ChatGPT, DALL-E3, entre outros, criam campanhas educacionais na internet, reduzindo a necessidade de impressões físicas, o que economiza dinheiro e recursos naturais.
  6. Planejamento de orçamento: o ChatGPT pode auxiliar na previsão de gastos futuros com base em dados históricos e econômicos, contribuindo para orçamentos mais eficientes.
  7. Avaliação de programas: com os dados corretos, o ChatGPT contribui na avaliação da eficácia de programas governamentais, identificando quais são bem-sucedidos e quais podem ser reformulados para economizar recursos.
  8. Eficiência operacional: A automação de tarefas e sistemas inteligentes, através do ChatGPT, melhoram a eficiência em várias áreas do governo.

 

Contudo, o setor público é particularmente sensível à introdução de tecnologias baseadas na IA. A administração pública tem características e princípios próprios que a distingue do setor privado. Os princípios fundamentais da administração pública, como a responsabilização, a transparência e a imparcialidade, devem ser cuidadosamente considerados no processo de integração de novas tecnologias.

 

Por isso, é importante observar que a implementação da IA, como o ChatGPT, também requer investimentos iniciais e treinamento adequado para garantir que ela seja usada de maneira eficaz. Além disso, a consideração ética e a segurança dos dados são primordiais ao implementar soluções baseadas em IA no setor público.

 

[1] https://www.fishbowlapp.com/insights/70-percent-of-workers-using-chatgpt-at-work-are-not-telling-their-boss/

[2] https://www.talentlms.com/blog/ai-at-work-chatgpt-survey/

[3] https://www.goldmansachs.com/intelligence/pages/generative-ai-could-raise-global-gdp-by-7-percent.html

[4] https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4544943

[5] https://www.consilium.europa.eu/media/63818/art-paper-chatgpt-in-the-public-sector-overhyped-or-overlooked-24-april-2023_ext.pdf